Em Coruche sabe bem andar de cabeça no ar! Este evento, organizado pela Windpassenger e tendo o Município de Coruche como parceiro, vem provar isso mesmo. Marcam presença no evento equipas internacionais que sobrevoam os céus de Coruche durante os dias dedicados inteiramente ao balonismo, com muita animação, artesanato, produtos locais e street food.
www.festivalbalonismocoruche.com
Organização: Câmara Municipal de Coruche / Windpassenger
Certame que reúne os principais atores desta fileira, na Capital Mundial da Cortiça. A Feira tem lugar no Pavilhão Multiusos localizado no centro da vila, estando o Observatório do Sobreiro e da Cortiça reservado para as conferências e debates. Uma panóplia de atividades como exposições, espetáculos musicais, desfile de moda (Coruche Fashion Cork) e evasão no montado fazem parte também da programação selecionada.
Mais informação em: Ficor 2023 – Ficor
Organização: Câmara Municipal de Coruche
O festival de música Sons de Verão preenche as noites quentes de verão com uma programação cuidada que reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros diversificados, do jazz à música popular; do rock ao folclore, e sempre ao ar livre.
Mais informação em: Festival Sons de Verão
Organização: Câmara Municipal de Coruche
A prova de resistência em bicicleta de montanha 24H CBBT CCH disputa-se durante 24 horas pela lezíria e pela charneca ribatejana num circuito de aproximadamente 10 km por volta. A competição de BTT mais aguardada do Concelho põe à prova participantes a solo ou em equipas masculinas, femininas ou mistas de dois, quatro e seis elementos. Como sempre, garantem-se surpresas e novos desafios.
Mais Informação em: 24Horas Coruche BTT
Organização: Câmara Municipal de Coruche
O Triatlo de Coruche é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Coruche e da Federação de Triatlo de Portugal. É constituído por uma prova (triatlo) pontuável para o Campeonato Nacional Jovem, Juvenis e Taça de Portugal de Triatlo
Organização: Câmara Municipal de Coruche / Federação de Triatlo de Portugal
Para mais informações consultar:
Triatlo de Coruche na Vila a 25 de junho - Câmara Municipal de Coruche (cm-coruche.pt)
Triatlo de Coruche - Federação de Triatlo de Portugal (federacao-triatlo.pt)
O Festival da Juventude, que se realiza em Coruche de 20 a 23 de julho, é muito mais do que apenas uma festa dedicada aos jovens. A iniciativa proporciona aos jovens do Concelho um vasto programa de animação transversal ao longo de três dias intensos, envolvendo agentes desportivos, culturais, associativos e toda a comunidade. As atividades são gratuitas e abertas à população.
O Campeonato do Mundo Jovem de Pesca Desportiva em Água Doce realiza-se na pista de Coruche do rio Sorraia entre os dias 5 e 6 de agosto. A prova reúne em Coruche atletas oriundos de todo o mundo nos escalões sub-15, sub-20 e sub-25. O rio Sorraia é habitat de variadas espécies, nomeadamente barbos, bogas, carpas, abletes, tainhas e pimpões, tendo-se desenvolvido em toda a zona a pesca artesanal de rio. Esta riqueza piscícola afirma Coruche como local privilegiado para a prática da pesca desportiva, sendo o Sorraia considerado um dos melhores pesqueiros mundiais.
São uma das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, contando sempre com milhares de visitantes que não perdem a oportunidade de visitar Coruche nesta época do ano. O fogo de artifício, a procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, a animação taurina nas ruas do centro histórico, o cortejo Histórico e Etnográfico no dia 17, feriado municipal, o dia do Campino, são alguns dos momentos altos da Festa, que conta sempre com grandes concertos e, naturalmente, boa gastronomia ribatejana.
Organização: Câmara Municipal de Coruche / Comissão de Festas
A centenária Feira de São Miguel preserva tradições que remontam às origens do concelho, nomeadamente a atividades predominantes em épocas ancestrais, como a agricultura. Já não se veem carrosséis ao som de flautistas, mas ainda se destaca o mercado da feira no Parque de Feiras e Merendas, que reúne vendedores, artesãos, animação, gastronomia e o que de mais genuíno e tradicional Coruche tem para dar.
A magia dos livros regressa ao Pavilhão Multiusos de 27 de outubro a 5 de novembro pela 39.ª edição da Feira do Livro de Coruche. Em 2023 abundam as iniciativas culturais para todos os públicos e gerações, mas, sobretudo, sobejam talentosos e reconhecidos autores, como, entre outros, Isabel Stilwell, Luís Osório, Daphne Van Winkel, José Milhazes, Paulo Galindro ou Pedro Chagas Freitas. Além de conversas, apresentações de livros e sessões de autógrafos com numerosos autores locais e de renome, a feira traz-nos poesia, música e dança, sessões de animação de leitura, teatro infantil e ainda uma exposição de banda desenhada da autoria de Mário André. Mas há muito mais: ateliers de artes plásticas, a Hora do Conto com Sofia Vieira (Aqui Há Gato), jogos de tabuleiro, workshops e o recital de poesia e harpa “Eugénio de Andrade e os Seus Contemporâneos”, declamado pelo ator Paulo Pires, acompanhado por Emanuela Nicoli na harpa. Está ainda prevista uma aula de ioga, estabelecendo-se o cenário perfeito para apresentação de obras de autores locais e nacionais de forma próxima e participativa, com tempo, espaço e inspiração para trocar ideias e experiências marcantes. A Feira é ainda uma oportunidade única para aquisição de livros a preços mais acessíveis. A entrada é livre, como o pensamento, todos os dias, das 10 às 20 horas nos dias úteis e até às 22 horas aos fins de semana.
A primeira edição do Festival da Sopa de Carne une-se às celebrações do Dia Europeu do Enoturismo, propondo a degustação da receita tradicional apontada pelo gastrónomo José Labaredas no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares” - um evento gastronómico imperdível que exalta uma receita transmitida de geração em geração, preparada por diversos chefs da restauração local.
O Festival dá a provar os segredos da sopa de carne de Coruche, incluindo ingredientes frescos da região. Simultaneamente, a propósito da celebração do Dia Mundial do Enoturismo, o Município associa-se mais uma vez à Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) e à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover um programa de dois dias em celebração da cultura, do património e das tradições, mas também do enoturismo e dos produtores de vinho, que contribuem significativamente para a valorização do território e da identidade coruchenses.
No período de Natal o Município promove programação lúdica e cultural imbuída de verdadeiro espírito natalício. À chegada do Pai Natal à Vila seguem-se o Comboio de Natal, desfiles temáticos e animação de rua, mas também concertos e programação especialmente pensada para os mais pequenos, que podem deixar as suas cartas ao Pai Natal na Casa do Pai Natal, localizada na Praça da Liberdade. No mesmo período, é ainda possível ganhar prémios em campanhas de incentivo à compra no comércio e na restauração locais. No Natal, Coruche é o local.
Mais informação em: CM-coruche // Programação Natal'23
A 34.ª edição das Jornadas de Gastronomia – Coruche à Mesa presta novamente homenagem à gastronomia típica local no fim de semana de 1 a 3 de março. Como há um ano, são 10 os prestigiados restaurantes coruchenses que apresentam propostas irrecusáveis de degustação do melhor que o Ribatejo oferece, com animação musical garantida por artistas locais.
Sopa de feijão com couve, febra e cachola de azeite e vinagre, bacalhau assado com migas ou ensopado de borrego, tudo acompanhado de vinhos regionais, eis algumas das sugestões nos cardápios das 10 casas que se associam ao certame gastronómico. Os restaurantes Cantinho da Sandra, Coruja Chef, Fonte de Pau, O Coruchense, O Farnel, Ó Manel, Ponte da Coroa, Sabores de Coruche, Stein Grill e Páteo Sorraia terão a mesa posta de 1 a 3 de março com propostas irrecusáveis da mais saborosa tradição do Ribatejo, tendo como referência a obra do coruchense José Labaredas.
As Jornadas de Gastronomia, cujo programa prevê muita animação e música para alegrar os comensais ao almoço e ao jantar, recordam, como sempre, o legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas, que em 1999 editou o livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contribuindo de forma indelével para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense. As ementas são disso testemunho, mantendo os pergaminhos da tradição gastronómica da região e transmitindo, através da confeção de pratos típicos, mais do que deleite ao palato.
Entre as propostas de pratos tradicionais nos cardápios, aliás registados no livro “Coruche à Mesa e Outros Manjares”, contam-se ainda receitas como sopa de feijão-frade do Couço, açorda de sável, espetadas de vitela brava em pau de loureiro ou favada com nacos de vitela brava. Os mais genuínos sabores ribatejanos aludem, desde logo, ao trabalho no campo, quando a lavoura era compensada com uma cozinha rica e cuidada que sublimava os produtos regionais que ainda hoje assumem protagonismo. Mas as iguarias do receituário regional estendem-se a influências da cozinha alentejana, evidente em pratos como entrecosto com migas, cabrito frito à lavrador, carne de porco de alguidar com migas do pingo ou ainda sável frito com açorda de ovas. À sobremesa não deverá faltar arroz doce, bolo branco e bolos de mel e nozes, entre outras delícias.
Recorde-se que a obra “Coruche à Mesa e outros Manjares”, de José Labaredas, inspiradora das Jornadas de Gastronomia, inclui uma recolha exaustiva do receituário regional, povoada por valiosas referências a pessoas e saberes, incluindo um estudo erudito sobre a gastronomia em Gil Vicente. São ainda ali publicados estudos sobre o fumeiro e os enchidos portugueses, as feijoadas lusas e até sobre a gastronomia na obra de Eça de Queiroz. Maior do que a erudição, só o amor e o afeto a Coruche e às suas gentes num importante livro de gastronomia, portador de receitas que substantivam e perpetuam a alta alquimia de sabores de Coruche.
A carne do toiro bravo é o mote principal deste evento gastronómico único, que a vila de Coruche promove há mais de uma década, a que estão associados os valores tradicionais da cultura tauromáquica. Todos os anos, Coruche lança o desafio: “Faça uma pega de caras...no prato!”.
+Mais Informação em: https://www.cm-coruche.pt/noticias_impt1/item/3939-20-edicao-dos-sabores-do-toiro-bravo-convida-a-viver-o-lado-bravo-da-vida
Organização: Câmara Municipal de Coruche
A 18.ª Corrida das Pontes, que integra a 18.ª Corrida da Família, realiza-se a 26 de maio. Organizada pelo Município de Coruche com colaboração técnica da empresa Trilho Perdido, a prova principal compreende um circuito de 10 quilómetros em estrada plana, a que se somam três quilómetros da Corrida da Família, destinada a todos os que desejam participar na festa desportiva pelo prazer de correr ou caminhar, sem intuito competitivo. A prova terá início às 10 horas com partida e chegada ao Parque do Sorraia, junto ao Pavilhão Multiusos. Aos cinco e aos 7,5 quilómetros haverá abastecimento de água e, na chegada à meta, fruta e líquidos. Como é habitual, está prevista uma aula prévia de aquecimento. As inscrições são obrigatórias e estão abertas até dia 20 de maio, com descontos até 30 de abril (7,5 euros até 30 de abril e 10 euros de 1 a 20 de maio). Já a participação na Corrida da Família requer inscrição, mas é gratuita. A correr ou a caminhar, são largas centenas de atletas que participam anualmente nesta grande festa desportiva do Concelho.
Com início às 10 horas, a Corrida das Pontes tem partida e chegada marcadas no Parque do Sorraia, junto ao Pavilhão Multiusos. A Corrida da Família inicia-se pouco depois, às 10h05, com uma aula prévia de aquecimento. Os participantes competem em oito escalões - juniores (18 a 19 anos), seniores (dos 20 aos 34 anos) e seis escalões de veteranos (dos 35 anos a maiores de 60 anos) -, sendo cinco os prémios individuais atribuídos aos cinco primeiros das classificações gerais masculina e feminina.
Os três primeiros classificados de cada escalão recebem troféus e aos quartos e quintos classificados são atribuídos medalhões. Também o atleta e a atleta mais velhos que terminem a prova recebem troféus, estando prevista a oferta de lembranças a todos os participantes, desde que cortem a meta. Por fim, os prémios por equipas compreendem a entrega de troféus às cinco primeiras equipas, das quais pontuam os três primeiros atletas, independentemente de escalão e sexo. O secretariado da prova abre logo às 7h30 no local da partida, onde podem ser levantados os dorsais.
As inscrições, limitadas às primeiras 600 inscrições para a Corrida das Pontes e às primeiras 600 inscrições para a Corrida da Família, são obrigatórias, podendo ser efetuadas online em: www.trilhoperdido.com e www.facebook.com/corridadaspontes.
+info:
• E-mail (organização): infotrilhoperdido@gmail.com
• Página oficial do evento (inscrições):
https://www.trilhoperdido.com/evento/Corrida-das-Pontes-2024
• Página do evento (Facebook):
https://www.facebook.com/corridadaspontes