De acesso gratuito, o Museu Municipal de Coruche, localizado no centro histórico da vila, integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2002, tendo o seu percurso merecido, ao longo dos anos, o reconhecimento de entidades várias.
Contempla três núcleos museológicos temáticos (nas áreas da tauromaquia, ruralidade e educação) e disponibiliza roteiros patrimoniais, sendo que a exposição de longa duração, no edifício sede, é um elemento estruturante na vivência museológica. Sob o título «Coruche: o Céu, a Terra e os Homens» conta, com base no conceito de sagrado, a história de Coruche desde os tempos mais remotos. Valoriza o território concelhio e o património local: móvel e imóvel, material e imaterial, natural e cultural da região, onde a lezíria sorraiana e o montado de sobro merecem lugar de destaque na nossa milenar identidade cultural, histórica e paisagística.
A oferta educativa, cultural, editorial e expositiva temporária fazem igualmente parte da atividade regular do Museu, consultável no website.
Dispõe de Auditório e Centro de Documentação, espaços que permitem quer a realização de eventos culturais quer a consulta bibliográfica e/ou documental a estudantes e/ou investigadores ao longo de todo o ano. Ainda, a cafetaria e o pátio apresentam-se como áreas de acolhimento e de usufruto do visitante.
Horário de funcionamento: Verão, das 10h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 / Inverno, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. Aberto de 3.ª feira a domingo. Encerra à 2.ª feira e feriados (exceto nos feriados de 15 e 17 de agosto, este último feriado Municipal). O acesso às salas de exposições só pode ser efetuado até quinze minutos antes da hora determinada para o encerramento das instalações.
Sob o signo da recriação de uma sala de aula do Estado Novo, retrata-se a memória dos tempos idos de escola, e proporciona-se um espaço de aprendizagem e reflexão no que se refere à Educação e aos valores por ela vinculados, estabelecendo-se um contraponto entre o antes e o depois de Abril de 74.
O Capitão Salgueiro Maia, figura incontornável da Revolução, tendo iniciado o seu percurso escolar em São Torcato, personifica, neste contexto, o momento de viragem no percurso da História, onde o conceito de cidadania passou a ter implícito os valores de democracia e liberdade.
As visitas (livres e guiadas) deverão ser agendadas previamente a partir do Museu Municipal de Coruche. O acesso é gratuito.
O Núcleo Tauromáquico de Coruche tem patente ao público a exposição «Tauromaquia de Coruche - História, Arte, Tradição», que disponibiliza um retrato da história da tauromaquia de Coruche.
Abriu ao público em agosto de 2010, no edifício dos antigos CTT, com vista à salvaguarda, retratação e valorização da cultura tauromáquica do concelho. Alberga a exposição de longa duração "Tauromaquia de Coruche - História, Arte, Tradição" envolvendo-se com a comunidade no conhecimento e fruição desta temática.
O Núcleo Rural de Coruche é um espaço dedicado ao património agrícola, artes, ofícios e saberes tradicionais, tendo como função a investigação, o estudo, a conservação e a valorização dos ofícios, saberes e práticas associadas ao vasto património agrícola existente no concelho de Coruche, permitindo a sua divulgação numa dupla perspetiva de educação e promoção do desenvolvimento local.